Essa pose de menina-meiga-santinha é só disfarce.
No fundo eu escondo o veneno alecrim-doce de uma mulher.

domingo, 24 de abril de 2011

Beijar filho na boca?

O que as pessoas acham sobre o assunto:




Repulsivo. Já está comprovado que psicologicamente afeta a criança sim. Não tem nada a ver né, vamos combinar. Pai beijando filho na boca? Isso é completamente desncessário. Beijo na boca é pra casal, tem conotação sexual. O que a criança vê nas novelas? Mãe beijando filho na boca?Não. Vêem casais se beijando. E o que ela vai concluir disso tudo se o pai a beija na boca??? Pensem nisso! (M- São Paulo)

P mim beijo na boca tem conotação sexual sim. Beijo na boca é demonstração de amor entre um homem e uma mulher. Selinho é cumprimento de casal. O resto é aberração.
Não tô nem aí p bactérias, isso tem em qq lugar, o q prejudica é o psicológico: o da criança principalmente.
Engraçado é ninguém vê um rapaz de 17, 18 anos dando selinho no pai, não é?! Se fosse tão natural, qual seria o problema??????
(Bimba - RJ)

Também acredito que esse comportamento não colabora para o desenvolvimento emocional da criança. Sem contar que pode sim transmitir algumas doenças, como a herpes tipo I, vulgo "sapinho". Mas acho que o pai só faz isso como forma de carinho, apesar de eu não me comportar assim com minha filha, conheço alguns casais que beijam seus filhos na boca...converse com ele sobre a possibilidade de transmitir algumas doenças, é que ele já deve fazer por hábito, nunca deve ter ouvido falar sobre essas coisas, faz por achar carinhoso...
(Linda)

Vou confessar, antes de mim separar de meu marido eu tinha esse hábito de dá selinho em meus filhos, depois de minha separação foi que eu senti que não era certo, eles no início não entendiam porque eu não queria mais dá selinho neles, principalmnet o mais velho, mais fui explicando que não era certo, não era higiênico etc...

Hoje acho um absurdo tbm, é o maior foco de transmissão de bactérias, eu tenho um conhecido que ele é oficial da marinha e tem uma filha de 3 anos, viaja muito e tem uma mulher em cada lugar que passa, palavras dele, e dá beijo de estalo na boca da menina, isso me enoja muito.
(Drica - BH)


O que diz a pisicóloga Elisa Marina Bourroul Villela, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie:

“É fundamental não transformar o selinho em um hábito, uma forma frequente de carinho, mas uma bitoquinha em um momento de brincadeira não tem nenhum problema”, diz a psicóloga Ana Cássia Maturano. A especialista ressalta ainda a importância de deixar claro o limite e a diferença entre um carinho entre namorados e o carinho com os pais.

Para a psicóloga Patrícia Gugliotta, mestre em saúde mental pela Universidade de Campinas (Unicamp), o afeto entre pais e filhos pode ser demonstrado de outras formas. “Eu não sou a favor desse contato. Não que haja sexualidade, mas a criança nem sempre consegue entender até onde ela pode ir. Além disso, não acho saudável o beijo na boca entre pais e filhos porque os pais são referência, e como explicar então que com os colegas esse comportamento não é aceito”, diz
Carinho ou dependência

De acordo com a doutora em psicologia Elisa Marina Bourroul Villela, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é preciso analisar o papel do selinho na relação entre pais e filhos. “É claro que existe um aspecto cultural e de costumes entre cada família, mas é importante que o selinho seja dado simplesmente como forma de carinho, e não para representar, mesmo que inconscientemente, a necessidade dos pais de manter o filho em uma fase de dependência”, diz.

Elisa explica que outros carinhos, como o colo ou o toque no seio da mãe, por exemplo, são adequados durante um período da vida da criança, mas merecem cuidado e uma atenção especial quando a criança começa a crescer. “Em famílias em que o contato próximo é um costume, não há nenhum problema ou limite de idade para esse carinho, mas o espaço da criança deve ser respeitado, não pode ser invasivo.”

Já Patrícia defende que o contato físico nem sempre é sinônimo de cuidado. “Não é necessário dar selinho para mostrar ao filho cuidado e o quanto ele é amado, existem outros meios de mostrar o mesmo carinho”, diz.



Reflexos fora de casa

O selinho frequente pode levar a criança a considerar natural esse tipo de manifestação entre amigos na escola, por exemplo, o que pode trazer problemas. Para evitar essa situação, Ana Cássia sugere a constante conversa com a criança. “Os pais devem explicar que há algumas formas de carinho que fazemos apenas com quem temos intimidade, em família. Ainda assim ressalto que estou falando de um selinho simples, e de vez em quando.”

Segundo Elisa, a criança é capaz de distinguir os tipos de contato que são familiares e o que é uma cultura compartilhada. “A criança deve estar ciente de que nem tudo que ela faz em casa, com os pais e irmãos, pode ser feito entre outras pessoas. As culturas de outras famílias também precisam ser respeitadas. E a melhor forma de fazer a criança compreender isso é com uma boa conversa”, afirma a especialista.

Outro cuidado importante, segundo as psicólogas, é deixar claro que a relação de namoro se dá entre a mãe e o pai. “É comum que a menina se enamore pelo pai e o menino pela mãe, e muitas vezes esse tipo de comportamento estimula essa ‘paixão’, por isso os pais devem deixar claros os limites entre as brincadeiras e carinhos”, afirma.

3 comentários:

Cinema, café e poesia disse...

Nossa sociedade pós-moderna já está sexualizada demais,não há necessidade de mais esse tipo de "carinho". Crianças de 7, 8 anos, ficam o dia todo grudadas na TV, onde as cenas mais frequentes são de sexo e violência, conforme estatísticas e estudos sérios(http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/605/violencia-na-tv-e-comportamento-agressivo) ou, então, estão passando os dias jogando games violentos, perdendo a infância e maculando suas inocências. Quando adultos, tendem a centralizar sua vida em busca obsessiva e desenfreada por prazer e sexo, desvirtuando o que deveria ser natural e saudável em algo que transtorna suas vidas e seus relacionamentos (http://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamor/1986548).

Anônimo disse...

Não tem nada a ver,são os pais não são estranhos,o problema da sociedade brasileira é ser racista em tudo,isso sim é prejudicial para os nossos filhos,isso é uma forma de expressar o amor para com seu filho, não há problema algum nisso,mais ir além com outra coisar mais obscena,ai é de mais ...

Bilahretratosepalavras disse...

Olá queridas ...

Eu com muita veemência reprovo e condeno pais e mãe que ficam,numa demonstração vazia e panfletária de amor e afeto,beijando sues filhos ,meninas ou meninos na boca .Beijos e beijar na boca são para pessoas adultas,supostamne maduras que são munidas , alimentadas e movidas por desejos e desejos sexuais .Há uma forte conotação,consciente ou não , de desejos e afetos sexuais no beijos e beijar na boca ...E já foi constantemente comprovados por instituições respeitaveis que adultos beijando crianças na boca,a saliva e trocas de salivas transmite vermes e herpes , que,por estarem ainda e desenvolvimento,as crianças ainda não desenvolveram ou não foram contaminadas ...

Beeeijos e beijos !!!

Quanto tempo falta para o natal?

Daisypath Christmas tickers