Essa pose de menina-meiga-santinha é só disfarce.
No fundo eu escondo o veneno alecrim-doce de uma mulher.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quem amamenta pode... tomar café?

A cafeína entra sim em sua corrente sanguínea, e uma parte acaba indo parar no leite materno. Ainda estão sendo realizadas pesquisas para definir qual é o limiar máximo ideal para o consumo de cafeína, mas já se sabe que a ingestão de mais de 400 mg de cafeína por dia faz mal. Por isso, é melhor restringir o consumo de cafeína ao máximo de 300 mg (mais ou menos quatro xicrinhas de café expresso) na fase de amamentação. 

Uma dose pequena de cafeína (como num copo de refrigerante, uma xícara de café ou de chá por dia) não vai afetar nem mãe nem bebê, mas uma quantidade maior que essa pode deixar você, ele ou vocês dois agitados, irritados ou com dificuldade para dormir. Vale lembrar que a sensibilidade de cada pessoa à cafeína varia muito. Você ou seu bebê podem ficar mais agitados com uma pequena dose, ou ser mais resistentes. 

Se você não consegue viver sem um café, faça o máximo esforço para tomar pelo menos oito copos de água por dia (algo que é essencial para quem está amamentando, tomando cafeína ou não). 

Se você observar que seu bebê está agitado, irritado ou com dificuldade de dormir, experimente passar alguns dias sem tomar bebidas com cafeína para ver se a situação melhora. Se melhorar, vale a pena fazer o sacrifício e cortar a cafeína até que o bebê tenha deixado definitivamente de mamar

Como vou saber quanto de cafeína há nas bebidas e comidas? 

No Brasil, os rótulos das bebidas e dos alimentos não trazem a quantidade de cafeína presente. A tabela abaixo mostra alguns exemplos de alimentos e bebidas que contêm a substância. 

É importante lembrar, porém, que as quantidades são variáveis. O cafezinho pode ser mais forte ou mais fraco, o chocolate, mais amargo ou mais doce (o mais amargo e escuro tem mais cafeína). O chimarrão, o chá preto e o chá verde têm mais cafeína, nessa ordem, que o chá mate e os chás de ervas. 

ItemQuantidadeCafeína
Cafezinho coado1 xícara de 50 ml25-50 mg
Cafezinho expresso1 xícara de 50 ml50-80 mg
Café instantâneo1 xícara de 80 ml60-70 mg
Capuccino1 xícara de 80 ml80-100 mg
Café descafeinado1 xícara de 50 mlMenos de 5 mg
Chá coado1 xícara de 180 ml30-100 mg
Chá gelado em lata1 lata de 355 ml70 mg
Chá preto de saquinho1 xícara com um saquinho10 mg
Refrigerantes à base de cola1 lata30-60 mg
Refrigerantes diet e light à base de cola1 lata40-70 mg
Refrigerantes à base de guaraná1 latamenos de 5 mg
Refrigerantes à base de limão1 lata0 mg
Bebidas energéticas1 lata de 250 ml80 mg
Chocolate60 g10-50 mg
Analgésico contendo cafeína1 comprimido30-65 mg

3 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Não jogo xadrez. Já joguei. Venci o professor e então ele não quis mais jogar comigo. Era um rapaz problemático, mas muito boa gente. Sabe, sobre o pessoal do evento ser uma gente bonita, eu acho. Eu acho gente de tomo modo bonita. Encanta-me em especial a alegria dos eventos. Gosto disso. Quer inspiração para escrever. Comece com o que estiver lhe volitando na cabeça, depois faça os cortes. Pode dar certo isso. [sorrio]

Jeferson Cardoso disse...

Elaine, sobre o que disse de meus pimpolhos: Muito obrigado, linda! Abraço! [sorrio]

Jeferson Cardoso disse...

Elaine, eu sou fisio e tenho muitos amigos enfermeiros e enfermeiras. São minha família fora de casa. Eu admiro estes trabalhadores com todo carinho e respeito. São muito dignos e sacrificados os que trabalham na saúde de modo geral. O conto tem a intenção de brincar, não me tome por maledicente, pelamordedeus! Espero que sua fase de cefaléia passe logo, linda. Um grande abraço! Obrigado!

Quanto tempo falta para o natal?

Daisypath Christmas tickers