Essa pose de menina-meiga-santinha é só disfarce.
No fundo eu escondo o veneno alecrim-doce de uma mulher.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As crianças não sossegam se não tem rotina sólida


Se você tiver tendo problemas para colocar seus filhos para dormir à noite, a primeira coisa que deve fazer é parar e examinar a sua rotina pré-cama.
Lembre-se de que planejar é preciso. Examine objetivamente tudo o que faz enquanto prepara seus filhos para dormir. Você precisa parar de fazer qualquer coisa que vá na direção oposta a uma noite tranquila de sono. As crianças não sossegam se não tem uma rotina sólida.
Entram em ação os 3 Rs do sono para crianças pequenas:
Rotina.... Rotina.....Rotina.....

A rotina é tudo. Temos que sinalizar para as crianças que a hora de dormir está chegando. É preciso criar um esfriamento, exatamente como para os bebês, que indique que é hora de ir para cama. Você deve se livrar de tudo o que não for condizente com isso:


Sucos de frutas não são condizentes com a preparação para o sono (além de serem incrivelmente prejudiciais para os dentes das crianças antes de dormir)

Televisão ligada não é condizente com a preparação para o sono.

Luz acesa não é condizente com a preparação para o sono.

O VODU DO SONO -  Não pergunte: afirme!

Vamos supor que você tenha completado toda a rotina de banho, histórias e esfriamento. No instante que a cabeça do seu filho toca o travesseiro, é hora de mudar a marcha outra vez e se concentrar na grande meta: fazê-lo dormir.

Ao colocar o pequeno na cama, faça um carinho nele, dê um beijo de boa-noite e então diga que é hora de dormir. Nunca pergunte: "Vamos dormir agora, meu amor?" O que você acha que ele vai responder?
Então não pergunte: afirme!

Isso não significa que você tenha que se transformar em um sargento nazista. Assim como com os bebês use o mesmo tom de voz condizente  com o objetivo. Não há lugar para gritos, rigidez, intimidação, reclamação, suplicas ou qualquer tipo de coisa do tipo.  Esse é o momento para uma declaração calma e afetuosa,  mas muito clara:

- Boa-noite, meu amor, agora é hora de dormir.

É nesse momento que o vodu do sono se manifesta. O vodu do sono, em poucas palavras, é o processo mágico de criar o sono através da fé cega. A essa altura toda a sua energia deve se direcionar à ideia de que o sono vai chegar. Você não pode ter nenhuma dúvida quanto a isso. Fabrique a sua certeza: o único resultado possível é o seu filho adormecer.

Se duvidar ou perder a fé, ele vai perceber, e o sono não virá. Você deve se entregar completamente à certeza de que o sono vai tomar conta daquele quarto.  Não converce mais com ele, não olhe nos olhos, não o estimule de maneira alguma. Dependendo do grau de dificuldade que você vem enfrentado, sente-se, imóvel e de costas para ele, na ponta da cama, espere no corredor, fora do campo de visão de seu filho. Você deve estar presente, mas ao mesmo tempo não estar.

Neste estágio, ignore-o. Não reaja. Seja como um monge budista meditando. Seu filho pode gritar e reclamar. Pode haver lágrimas e súplicas, mas você não deve deixar se envolver. Fique parado de costas para ele e espere o sono chegar. à medida que ele for sossegendo, comece a se afastar. Isso pode levar algum tempo.

Se o pequeno sair da cama, apenas leve de volta, sem olhar nos olhos dele nem dizar nada. Se for absolutamente necessário simplesmente repita, em voz calma e suave, porém firme, que é hora de dormir. E nada mais.


A primeira noite poderá ser um cabo de guerra, um teste para a sua fé, mas o sono vai chegar. Nas noites seguintes, à medida que o padrão se solidificar, seu filho adormecerá mais facilmente. Em pouco tempo, você passará de batalhas prolongadas a um delicioso e breve ritual de boa-noite.


Trecho retirado do livro "Por dentro da cabeça do seu filho"
Nigel Latta














Nenhum comentário:

Quanto tempo falta para o natal?

Daisypath Christmas tickers