Ao recebermos as cinzas ouvimos uma das fórmulas usadas: “Tu és pó , e em pó te hás de tornar ” (Gn 3,19). Acinza recorda ao homem o reconhecimento de sua origem . A cinza é leve e por isso , ela é a imagem das coisas frágeis e efêmeras. Tudo é caduco . E toda avaidade , todo o brilho falso e esta vida mortal , um dia conhecerão um fim . Recebemos as cinzas para nos relembrar de que somos pó ; é uma lembrança de que somos pó , de que não temos morada certa neste mundo , de que a morte é a única realidade inevitável no futuro de nossa existência . Na verdade , não é a morte que é absurda e sim a vida sem a morte . Muitos se esquecem da morte e por isso , acabam vivendo absurdamente e acabam vivendo somente em função do prazer . Como foi dito uma vez , quem vive em função do prazer , não tem prazer de viver . O prazer deve ser resultado de um viver bem . E para nós cristãos viver bem significa viver de acordo com os valores cristãos . A cinza é uma lembrança incômoda para quem acredita que o presente histórico é absoluto . Mas esta lembrança , na verdade , nos ajuda a vivermos bem , a colocarmos as coisas no seu devido lugar para ganhar seu justo valor e sua justa perspectiva .
E somente quando o homem reconhece que é pó , que faz parte da terra , e que tudo o mais provém de Deus , brotará novamente a vida desse pó . E certamente as cinzas usadas na Quarta-feira de Cinzas provém das palmas do Domingo de Ramos do ano anterior , palmas triunfais do Cristo vitorioso sobre o pecado e a morte .Cristo , morrendo, deu nova vida à terra , conquanto ohomem se reconheça como terra , pó . A quem assim confessa o próprio nada faz-se ouvir a promessa de Jesus Cristo que vem triunfar do pecado e da morte , consolar os aflitos e dar-lhes, em lugar de cinzas , um diadema , uma coroa de um rei .
Ao receber as cinzas , o cristão testemunha o absoluto de Deus em sua vida . E como conseqüência da profissão sobre o absoluto de Deus , o cristão relativiza todas as coisas . Isto quer dizer que as coisas somente têm seu valor em relação ao seu Criador . Sob o sinal das cinzas , ocristão reafirma hoje a sua liberdade de filho de Deus e ao mesmo tempo reafirma sua condição como pó ou criatura e que só pode sobreviver como tal por causa da misericórdia de Deus . E Deus não tem como não ajudá-lo, pois o ser humano foi feito de acordo com a própria imagem de Deus (cf. Gn 1,26). Devemos ler , portanto , astrês práticas de piedade apresentadas através do evangelho deste dia que abre nossa caminhada quaresmal.
A leitura do Evangelho quer responder a seguinte pergunta : “Como agradar a Deus ?”. A prática da esmola , da oração e do jejum tem finalidade de sintonizar-noscom a vontade do Pai , de forma a preparar-nos da melhor maneira possível , para a celebração da Páscoa .
Jesus enuncia o princípio geral sobre a prática dessa piedade . Estas obras de piedade não se devem praticar para ganhar prestígio diante dos homens e com isso ,adquirir posição de poder ou privilégio . Os que fazemassim privam-se da comunicação divina , cessa a relação de filho-Pai com Deus . Segundo Jesus, ninguém merece agraça de Deus se ele finge executar ação que não corresponde à atitude interior que ele chama de hipocrisia .
A esmola (vv.1-4)
A linguagem utilizada por Mt nesta passagem e nas outras duas seguintes revela uma forte polêmica entre cristãos e judeus . Os hipócritas são os fariseus do tempo do evangelista que praticavam e queriam impor aos outros um cumprimento externo da Lei de Moisés. Segundo Jesus aos quer querem entrar no Reino dos céus devem cumprir a vontade do Pai sem ostentação .
A expressão utilizada por Mt para descrever esta atitude e comportamento (praticar a justiça ) somente aparece neste evangelho sete vezes . Cinco delas se encontramem Mt 5-7) e tem uma grande importância para ateologia de Mt. Mas não se trata da justiça como a entendemos. Quando se fala da justiça nos círculos judaicos trata-se do conjunto de atos que fazem o homem merecedor da salvação. Entre os fariseus do tempo de Jesus estes atos de piedade eram fundamentalmente três : a esmola , a oração e o jejum .Mas para muitos estas práticas se tornavam uma questão puramente externa e um motivo de orgulho , até o ponto de que alguns faziam exibição pública de sua religiosidade(justiça ).
Os profetas do AT falam freqüentemente do dever da compaixão para com o pobre , mas eles acentuam muito mais a justiça do que a caridade . O mendigo ou o pobre é acusação de um sistema injusto que gera pobres e miseráveis , dependentes da “bondade ” alheia . Mendigo é o fruto de uma sociedade que não quer partilhar seus bens para os outros (Mas de outra lado , certo mendigo é aquele que quer uma vida fácil , pois pela experiência ,muitos não querem trabalhar , apesar de alguém oferecer-lhe trabalho . Mas eles são apenas um grupo pequeno ).
A esmola deve ser expressão da misericórdia que existe no coração de quem se faz solidário com a carência alheia . A solidariedade acontece quando o homem tem compaixão , quando sente na própria pele o sofrimento alheio . O que sobra para nós , por pouco que seja, sempre faz falta para os outros que não tem nada . Mas sempre ficamos incomodados, pois sabemos que isso nunca resolverá completamente o problema do mendigo ou dopobre . Mas a esmola é um sinal , um lembrete de que devemos lutar por um sistema econômico que realmente faça uma partilha justa dos bens . Reflitamos as palavras de São Basílio(+ 379): “Ao faminto pertence o pão que guardas . Ao homem nu , o manto que guardas até nos teus cofres . Ao que anda descalço , o calçado que apodrece em tua casa . Ao miserável , o dinheiro que guardas escondido. É assim que vives oprimindo tanta gente que poderias ajudar ”. E Santo Agostinho acrescenta: “O Senhor te fez servo bom , mas tu criaste em teu coração um mau senhor . Ficas alegres por causa da riqueza do cofre e não te lamentas pela pobreza de teu coração ? Há acréscimo em tua arca , mas observa bem o que diminui em teu coração ”.
O próprio Jesus menciona a esmola para censurar a ostentação (cf. Mt 6,22ss). Isso devemos começar dentro de nossa família . Enquanto isso não acontece, ficamos incomodados.
Ao dar a esmola Jesus pede a separação da pessoa quem a dá do seu gesto : “...a tua mão esquerda ignore aquilo que faz a direita ...E o teu Pai ...dar-te-á a recompensa ”(vv.3-4). O resultado do bem fica escondido ao homem que recusa de ser o juiz de seus atos . O único capaz de apreciar é um Deus invisível que habita nosegredo e não presta conta a ninguém . Um dito popular diz: “Se você fizer um benefício , nunca se lembre dele; sereceber um , nunca se esqueça dele”. A vida vivida apenas para satisfazer a própria pessoa nunca satisfaz ninguém .Não há melhor exercício para fortalecer o coração do que estender o braço para baixo e erguer pessoas . A bondade é o único investimento que nunca falha .
A oração (vv5-6)
A instrução sobre a oração (vv.5-15) é a mais extensa das três práticas de piedade judaica e está situada nocentro literário do Sermão da Montanha . Esta instrução está composta por uma introdução sobre a forma de orar (vv.5-8), o Pai-Nosso (vv.9-13) e uma conclusão que fala do perdão (vv.14-15).
Mt enfrenta um problema em relação à prática de oração . A oração como as demais práticas religiosas os fariseus convertem em um motivo de ostentação e em umaprática pura externa . A oração não é mais um momento de falar com Deus , mas serve de instrumento para alcançar honra e prestígio diante dos homens .
Mt convida os cristãos a recuperar o sentido religioso daoração , purificando-a daquilo que há desviado a oração de seu fim . Para Mt a oração do cristão deve estabelecer um relacionamento íntimo com o Pai : “...entra no teu quarto , fecha a porta , e reza ao teu Pai ” (v.6a), numclima de abandono e confiança em Deus : “O Pai de vocês já conhece as necessidades que vocês têm”(v.8). Oscristãos devem orar como Jesus orava. E o estilo destaoração é condensado na oração do Pai-Nosso (vv.9-13).
Uma das principais raízes da vida cristã que nos ajuda a sugar a energia inesgotável do amor divino é a prática daoração . Nossa oração deve ser discreta , vivida na intimidade de nosso coração , repleta de silêncio capaz deperceber as insinuações do Espírito Santo . Mas só se cresce na vida de oração , reservando a ela , diariamente, o mesmo tempo , pelo menos , que reservamos às refeições que nutrem o nosso corpo .
O jejum
Mt relata que Jesus praticou o jejum para preparar-seantes de exercer sua missão (Mt 4,12). E a comunidade de Mt praticava o jejum (Mt 9,15), mas Mt quer dar um sentido novo a esta prática , evitando toda a ostentação exterior .
O jejum que agrada a Deus , diz o profeta Isaías (Is 58,1-14) é quebrar as cadeias injustas, libertar os oprimidos ,realizar a justiça .
A quaresma , neste sentido , é o tempo em que reassumimos a nossa vida cristã com um engajamentoefetivo de transformação do mundo em vista do Reino deDeus .
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