Essa pose de menina-meiga-santinha é só disfarce.
No fundo eu escondo o veneno alecrim-doce de uma mulher.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como se alimentar no período da amamentação


O que devo comer?

Continue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que procurou ter durante a gravidez. Mantenha uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro. É claro que uma guloseima de vez em quando não faz mal a ninguém.

Enquanto estiver amamentando, tenha o hábito de comer um lanchinho nutritivo -- como uma vitamina de iogurte batido com frutas, uma barrinha de cereais ou uma torrada com queijo --, toda vez que for dar de mamar.

Beba bastante água para ajudar na produção de leite
O consumo de entre 8 e 12 copos de água por dia ajudará seu corpo a produzir a quantidade de leite necessária para o bebê.

A maioria das mães costuma sentir muita sede ao amamentar, então é sempre bom já ter à mão um copo de água ou suco ao se preparar para dar de mamar.



Cuidado com o que come e com o que bebe


Substâncias como cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso evite excessos. A nicotina dos cigarros também vai parar no leite.

Caso tenha que tomar alguma medicação, verifique com seu médico se é adequada para mães que amamentam.

Em pouco tempo, você vai perceber se algo que come ou bebe incomoda seu filho, já que isso provocará agitação, choro demais, dor de barriga ou uma péssima noite de sono.

Caso o bebê seja alérgico a algo que você consumiu, ele poderá ter uma reação cutânea, um incômodo respiratório (um barulho parecido com um apito ao respirar, ou congestão) ou fezes alteradas (verdes ou com muco). Se isso persistir, procure seu pediatra.


Algumas mulheres juram que comidas apimentadas irritam seus bebês, porém a melhor estratégia continua a ser a de tentativa e erro. Se você perceber que um prato cheio de alho ou um chocolate não perturbaram em nada seu filho, vá em frente.

Vale notar que entres os vilões mais comuns que causam cólica estão brócolis, feijão, repolho, cebola e leite de vaca.

Seu corpo precisará de mais ferro
Caso você tenha tomado suplemento de ferro durante a gravidez, talvez não precise de mais agora. Mas isso não é regra para todas as mães.

Muitas mulheres têm reservas baixas de ferro ao longo da vida fértil. Fale com seu médico sobre o que é melhor para o seu caso. E, se você continuar a tomar algum suplemento vitamínico, lembre-se de que ele não substitui uma dieta saudável.


Posso começar a fazer dieta enquanto amamento?


Perca peso aos poucos através de uma alimentação saudável combinada a uma rotina de exercícios físicos.

A perda rápida de peso pode representar um risco ao bebê, porque às vezes leva à liberação de toxinas -- normalmente armazenadas na gordura do corpo -- para a corrente sanguínea, elevando a quantidade dessas substâncias presentes no leite.

A amamentação por si só já ajuda a queimar a gordura da gravidez, por usá-la na produção do leite. A maioria das mães que amamentam pode perder cerca de meio quilo por mês simplesmente devido à demanda de energia do corpo para a fabricação do leite.

Conte que você vai levar de dez meses a um ano para voltar à forma de antes da gravidez. Se mesmo assim decidir moderar um pouco na alimentação, espere pelo menos o bebê completar um mês e meio. Uma alimentação deficiente nas primeiras semanas de lactação pode prejudicar a produção de leite.

Um comentário:

*•.✿ disse...

Oi Elaine tem Selinho do Meu Blog com Carinho pra Vc...
passa lá pra Pegar!
tem 2 selinhos um do meu Blog e outro que acabei de posta.

beijO's

Quanto tempo falta para o natal?

Daisypath Christmas tickers